Você já se perguntou: “Por que sou uma pessoa tão ansiosa?” ou “Por que a ansiedade me acompanha há tanto tempo?”.
Neste conteúdo vou te explicar como a sua personalidade pode estar sendo uma das principais responsáveis pela sua ansiedade e por que você tem tanta dificuldade de lidar com desafios e situações estressantes.
Primeiro você precisa entender que as causas de um transtorno de ansiedade são multifatoriais. Ou seja, a ansiedade é resultante da combinação de diversos fatores, como: a sua genética, a sua história de vida, influências familiares e a sua personalidade.
Mas, o que seria a personalidade?
A personalidade é um conjunto de características pessoais de um indivíduo. É a sua forma de ser, de se relacionar com os outros e com o mundo.
Essas características são formadas durante a infância e a adolescência. Tornam-se estáveis na fase adulta, e têm pouca variação ao longo da vida.
Atualmente, a definição de personalidade mais aceita e validada pela ciência é a teoria Big Five (teoria dos 5 grandes fatores).
Segundo essa teoria, a nossa personalidade é o resultado da combinação de cinco fatores:
1 – Extroversão: pessoas com altos escores de de extroversão apresentam facilidade para se relacionar e se comunicar, dinamismo, autoconfiança, assertividade e estabilidade emocional.
2 – Neuroticismo: altos escores de neuroticismo indicam introversão, instabilidade emocional, baixa energia, baixa tolerância à frustração, impulsividade e baixa autoestima.
3 – Agradabilidade: é o fator das pessoas com grande capacidade de altruísmo, cooperação, empatia, com tendência à submissão e à passividade.
4 – Abertura: pessoas com altos escores de abertura demonstram curiosidade intelectual, criatividade, apreciação por arte e beleza, imaginação e disposição para novas ideias e a busca por novas experiências.
5 – Realização: é o fator responsável pela capacidade de organização, planejamento, pontualidade, determinação, orientação para metas e facilidade para contornar obstáculos.
É a combinação desses fatores que forma a pessoa que você é, tornando-a única e diferente de todas as outras.
Não existe uma personalidade melhor que a outra, no entanto, essa teoria constatou que pessoas com alto fator de neuroticismo são mais vulneráveis psicologicamente e terão mais dificuldades na vida em geral. Esse fator de personalidade está associado a ansiedade, instabilidade emocional, irritabilidade e tendência a experimentar emoções negativas.
Portanto, se você possui um alto fator de neuroticismo na composição da sua personalidade, isso torna você uma pessoa insegura, reativa e vulnerável ao estresse e à ansiedade.
A boa notícia é que existem alternativas para lidar com isso. Embora a personalidade não possa ser alterada, os traços do neuroticismo podem ser atenuados. Isso pode ser feito através de duas formas:
1 – Adoção de hábitos saudáveis.
2 – Ajuda profissional.
Os hábitos saudáveis incluem:
- Ter uma alimentação nutritiva;
- Fazer exercícios físicos com regularidade;
- Praticar técnicas de respiração e mindfulness;
- Fortalecer sua espiritualidade;
- Cultivar bons relacionamentos.
A ajuda profissional se refere ao tratamento psicológico, que visa tratar os problemas emocionais, desenvolver seus pontos fortes e implementar um estilo de vida mais alinhado com os seus objetivos de vida.
Se você gostou desse conteúdo, veja essas opções:
Saber mais sobre a terapia cognitivo-comportamental
Baixar gratuitamente meu e-book “Como superar a ansiedade”
Compartilhar esse conteúdo (utilize os botões abaixo)
Compartilhar conteúdo:
